terça-feira, 30 de novembro de 2010

Passagens na mão: Lanny vai voar!

Mais uma boa notícia! Lanny já tem passagens compradas para São Paulo para o dia 30 de janeiro. Ela foi presenteada pelo casal de amigos Elisângela Nunes e Luis Antônio. Muuuito obrigada!
Agora, com tudo certo, a campanha para arrecadar o que falta da grana para o tratamento é que precisa correr!

domingo, 21 de novembro de 2010

Lanny conhece o blog

Lanny tem ótimas notícias desta semana. Além de ter voltado à fisioterapia no IBR (Instituto Baiano de Reabilitação), também conseguiu ficar de pé, sozinha, no andador. Pena não termos uma foto deste momento importante da nossa mocinha. Mas temos uma outra imagem também muito legal. É do momento em que Lanny conheceu o seu blog. Pois é, como não tem internet nem computador em casa, Lanny apenas ficou sabendo do Corra, Lanny, mas só na última semana pôde conhecer.


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Conversa de Menina com Lanny

Gente, coisa boa é ter amigos! Vejam o post lindo que Lanny ganhou da querida Alane, no blog Conversa de Menina: Vamos ajudar Lanny a correr. 
Obrigada, Alane, pelo incentivo e por emprestar a Lanny um pouquinho do prestígio do seu blog!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O primeiro passo

Lanny de pé com ajuda de papai Veto

Na busca pelo tempo perdido em que não exercitou o andar, Lanny acaba de dar um passo largo. No dia 23 de setembro deste ano, ela foi submetida a uma cirurgia de alongamento de Isquiotibiais nos dois joelhos. Xii. Muito complicado? Lanny também achou, mas pronta para explicar direitinho o significado desse palavrão estava a mamãe Vanessa:

"A musculatura isquiotibial é formada por três músculos da parte posterior da coxa, que permitem dobrar o joelho e estender o quadril, são eles: o bíceps femural, o semimembranoso e o semitendinoso. Essa musculatura em Lanny estava atrofiada, encurtada, o que não permitia que ela conseguisse ficar em pé, nem dar passos, enfim, comprometia o andar. Com a cirurgia, ela volta a ter o alongamento total das pernas, proporcionando a execução dos exercícios fisioterápicos. Agora será trabalhada a descarga de peso nas pernas para começar a colocá-la de pé."

A cirurgia de Lanny aconteceu no Hospital Santa Isabel, em Salvador, onde Lanny mora, e foi conduzida pelo médico ortopedista pediatra Dr. Marcos Almeida.

Pois é, Lanny parece frágil, mas aguentou firme a cirurgia, sem medo e com muita esperança. Agora, precisa iniciar a fisioterapia intensiva que estamos buscando na clínica de Campinas. O contato já foi feito, agora precisamos juntar o dinheiro suficiente para tratamento e estadia. Por isso as doações são muito importantes, o quanto antes, na conta informada no topo do blog. Lanny e toda sua família agradecem a todos que puderem colaborar de alguma forma!

Para mais informações sobre Lanny e o tratamento, entre em contato pelo e-mail corralanny@gmail.com ou pelos telefones da mãe de Lanny, Vanessa: 
3011-3050 ( escola de música onde ela está todas as tardes e noites até 21h e algumas manhãs) 
9971-2486 

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O que é paralisia cerebral?

O termo paralisia cerebral (PC) é usado para definir qualquer desordem caracterizada por alteração do movimento secundária a uma lesão não progressiva do cérebro em desenvolvimento.

O cérebro comanda as funções do corpo. Cada área do cérebro é responsável por uma determinada função, como os movimentos dos braços e das pernas, a visão, a audição e a inteligência. Uma criança com PC pode apresentar alterações que variam desde leve incoordenacão dos movimentos ou uma maneira diferente para andar até inabilidade para segurar um objeto, falar ou deglutir.

O desenvolvimento do cérebro tem início logo após a concepção e continua após o nascimento. Ocorrendo qualquer fator agressivo ao tecido cerebral antes, durante ou após o parto, as áreas mais atingidas terão a função prejudicada e, dependendo da importância da agressão, certas alterações serão permanentes caracterizando uma lesão não progressiva.

Dentre os fatores potencialmente determinantes de lesão cerebral irreversível, os mais comumente observados são infecções do sistema nervoso, hipóxia (falta de oxigênio) e traumas de crânio. O desenvolvimento anormal do cérebro pode também estar relacionado com uma desordem genética, e nestas circunstâncias, geralmente, observa-se outras alterações primárias além da cerebral. Em muitas crianças, a lesão ocorre nos primeiros meses de gestação e a causa é desconhecida.
Fonte: Rede Sarah de Hospitais

domingo, 7 de novembro de 2010

Lanny precisa correr!

Bom, agora que Lanny já foi apresentada, vamos falar um pouco sobre o problema dela. Como a própria Lanny diz, nós somos amigas íntimas, mas não sou a pessoa mais apropriada para falar sobre isso. Então transcrevo as palavras da mãe de Lanny, Vanessa Paixão, no e-mail em que me explicou sobre o que aconteceu desde o nascimento dela.

"Toda criança que nasce prematura tem que passar por um tratamento fisioterápico 
( estimulação precoce ) logo após a alta da UTI Neonatal, para evitar possíveis sequelas futuras. Porém, eu tive Lanny em Jaguaquara (interior da Bahia), e a pediatra responsável pela UTI não prescreveu nenhum tipo de tratamento ou acompanhamento médico especializado após a alta.   Só fez uma recomendação, que foi fatal: que durante um ano eu evitasse sair com ela e, principalmente, não a colocasse no chão. Como eu não tinha conhecimento sobre o assunto, segui à risca a orientação.
      Próximo de fazer um ano, Lanny sequer engatinhava. Claro, se ela só vivia no nosso colo e no berço, não tinha como desenvolver a locomoção. Eu já estava bastante angustiada com aquela situação e levei-a a um pediatra em Jequié,  que me mandou vir para Salvador com urgência, para iniciar o tratamento, porque a negligência médica foi muito grande e privou Lanny de ter um desenvolvimento normal. Ela estaria andando no tempo certo se tivesse tido o acompanhamento necessário. Vim para Salvador e demos início ao tratamento.
      Lanny não reage satisfatoriamente à fisioterapia convencional, por causa do tempo que ficou sem estimulação, mas a equipe médica sempre me diz que ela tem 100% de chance de andar. Por isso comecei a pesquisar na internet outros tipos de terapias para a paralisia cerebral, e descobri no ano passado um método de terapia intensiva nos EUA, criado por um casal de fisioterapeutas que tiveram uma filha com PC e já tinham tentado todos os métodos, mas ela não andava. Ela começou a andar com o THERASUIT.
      Hoje eles têm clínicas em vários países. Tem sido algo revolucionário! Muitas crianças têm se reabilitado, inclusive um italiano que passou 12 anos na cadeira de rodas,  fez o tratamento com eles e andou pela primeira vez.
       Entrei em contato com a clínica da Flórida e começamos a trocar e-mail. O dono da clínica sugeriu até me enviar um fisioterapeuta brasileiro que trabalha lá, para tratar Lanny aqui, e eu arcaria com toda a despesa, mas, lá ou cá, o custo seria altíssimo e eu não teria condições.
      Porém, há 2 meses descobri uma clínica em Campinas-SP que está realizando esse tratamento. A Dra. Marina ( proprietária ), se especializou com o casal que criou o THERASUIT e trouxe para sua clínica aqui no Brasil. 
O site da clínica em Campinas é:    www.therapies.com.br
O site da clínica do casal que criou o método é:   www.suittherapy.com
      Entrei em contato com a clínica e a Dra. Marina me passou o orçamento. O custo do tratamento é de R$ 10.500,00 ( dez mil e quinhentos reais ). É bem mais baixo que nos EUA.
      Conversei com a equipe médica que acompanha Lanny aqui em Salvador, e eles me disseram que se eu tiver condição devo levá-la, porque é realmente excepcional. Por isso estou me empenhando nessa campanha. Eu tenho esperança e fé de que ela vai andar!"

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Corra, Lanny! E brinque, pule, dance...

Com este blog damos início à campanha para ajudar Lanny a dar os primeiros passos. Ela tem 8 anos e nasceu prematura, aos 6 meses, o que lhe rendeu uma paralisia cerebral. Por isso, Lanny não consegue andar. 
Apesar disso, ela tem uma vontade enorme de pular, brincar e correr, como qualquer criança. E é essa vontade e o brilho nos olhos de Lanny que nos motivam a lutar pelo que, para nós, é muito naural, mas para ela, é um sonho. Aos poucos vamos contando os detalhes sobre o tratamento que encheu de esperanças a casa de Lanny e de todos que gostam dela. Além disso, vamos inventando diversas formas de ajudar a transformar esse sonho em realidade.