terça-feira, 30 de julho de 2013

Conhecendo o MÉTODO THERASUIT


O Método Therasuit é um programa de fisioterapia intensiva, idealizado e patenteado pelos fisioterapeutas Izabela e Richard, na cidade de Michigan/Estados Unidos. É considerado um novo padrão de tratamento para a paralisia cerebral e outros distúrbios neurolórigos.

Tudo começou em 1971, nos Estados Unidos, quando médicos da NASA criam uma veste, chamada de Pinguin Suit, composta por uma série de cordas elásticas, para resistir aos movimentos realizados pelos astronautas e imitar os efeitos da gravidade.
Seus pesquisadores notavam que ao retornarem do espaço, os astronautas apresentavam um alto índice de fraqueza muscular e fratura. Com o passar do tempo, os pesquisadores perceberam que os astronautas que não faziam o uso da veste, apresentavam instabilidade postural semelhante ao da criança com paralisia cerebral.
Já em 1992, na Polônia, a veste Pinguin Suit foi adaptada e passou a ser utilizada com crianças portadoras de paralisia cerebral. Nessa época, denominaram a veste de Adeli Suit. Somente em 2001, na cidade de Michigan, Estados Unidos, é que o Método Therasuit foi patendeado.
O casal Izabela e Richard Koscielny, fisioterapeutas e pais de uma criança com paralisia cerebral, modificaram e adaptaram visando o tratamento de sua filha. Após a comprovação dos resultados, patentearam o método.

O Programa de Exercícios

O Método Therasuit é um método diferenciado da terapia convencional, pois preconiza a terapia intensiva individual, com sessões diárias de 03 a 04 horas, em 05 sessões por semana, durante 04 semanas. As evidências científicas comprovam que pessoas com desordens neuromusculares necessitam de repetição para aprender novas habilidades motoras e ganho de força muscular, flexibilidade, resistência, equilíbrio e coordenação para desempenhar as atividades funcionais aprendidas.

O programa de exercícios do Método Therasuit segue o seguinte cronograma:

• Avaliação inicial;
• Preparação do sistema músculo esquelético;
• Preparação do sistema sensorial;
• Preparação do sistema neuromuscular;
• Fortalecimento de grupo e músculos específicos;
• Exercícios de resistência progressiva;
• Treino de equilíbrio e resistência;
• Treino de marcha, transferências e atividades funcionais.

As Etapas

O Método Therasuit é aplicado com um programa de fisioterapia intensiva, atuando na reabilitação física do paciente. Dentre as etapas mais importantes do tratamento podemos destacar:

Unidade de Terapia Universal (Gaiola)
A Veste (Suit)
O Spider

A Unidade de Terapia Universal (Gaiola)
Através de um sistema de polias e pesos elimina a ação da gravidade, facilitando um aumento da amplitude de movimento, flexibilidade muscular e mobilidade articular.

A Veste (Suit)
É uma órtese macia, antialérgica e dinâmica. É composta por um boné, um colete, um short, duas joelheiras, tiras para serem anexadas nos sapatos e cordas elásticas, que são ajustadas entre as peças de acordo com a necessidade do paciente. O mesmo fornece informações contínuas aos proprioceptores levando a uma melhora do alinhamento.
O tronco ganha mais estabilidade, facilitando a coordenação das extremidades, levando ao ajuste do centro de gravidade. A criança consegue uma postura mais adequada, o que possibilita aprender ou reaprender movimentos funcionais.

O Spider
Possibilita uma suspensão vertical e horizontal, dinâmica, através de um sistema de cordas elásticas fixadas no paciente e na gaiola. O objetivo dos exercícios realizados nesse equipamento é melhorar as habilidades funcionais, trabalhar os sistemas sensoriais, equilíbrio, coordenação e estimular atividades independentes.

Indicações

O Método Therasuit é indicado principalmente para crianças com Paralisia Cerebral, Atraso no Desenvolvimento Motor, Síndrome de Down, entre outros. Em adultos com sequelas decorrentes de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e Traumatismo Craniano, o Método Therasuit têm apresentado benefícios consideráveis.
Dentre várias indicações para o Método Therasuit, podemos citar as principais:
 Paralisia Cerebral (ataxia, atetose, espasticidade e hipotonia);
 Atraso no Desenvolvimento Motor;
 Síndrome de Down;
 Pós-acidente Vascular Cerebral;
 Traumatismo craniano;
 Autismo.

Benefícios

Podemos dizer, sem questionamentos, que o Método Therasuit melhora a qualidade de vida, tanto do paciente quanto das pessoas que com ele convivem. Esse é o principal benefício apontado por quem já realizou e/ou acompanhou o tratamento.

No aspecto técnico, dentre tantos benefícios do Método Therasuit, vamos citar os principais:
• Aprendizagem Motora;
• Estabilização e correção postural dinâmica;
• Estimulação tátil, proprioceptiva e vestibular;
• Melhora do equilíbrio e coordenação;
• Permite o desenvolvimento de habilidades motoras globais e finas;
• Melhora a densidade óssea;
• Diminui riscos de contraturas e deformidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário